AJPP / CECA


Histórico do Centro Esportivo de Capoeira angola - CECA

O Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA) é a famosa escola de Capoeira Angola do Mestre Pastinha. Escola que ainda hoje tem seu nome e fundamentos preservados pelas mãos do Mestre João Pequeno e seus discípulos, como Mestre Pé de Chumbo.

No entanto sua história, desde a sua fundação, é repleta de altos e baixos revelando a persistência e seriedade do Mestre Pastinha e do Mestre João Pequeno em relação a Capoeira, pois se ainda hoje o CECA está em plena atividade, devemos isso à persistência e vontade do Mestre Pastinha em organizar o Centro Esportivo de Capoeira Angola na década de 1940 e à consciência do Mestre João Pequeno acerca da importância do CECA e do Mestre Pastinha; pois foi para as mãos do Mestre João Pequeno que Mestre Pastinha entregou o seu Centro, e João, por sua vez, tornou-se Mestre João Pequeno de Pastinha, carregando junto ao nome de sua academia o nome Centro Esportivo de Capoeira Angola.

Assim, de maneira breve e com base nos manuscritos de Mestre Pastinha traçaremos aqui um histórico do Centro Esportivo de Capoeira Angola:

Início do CECA - 1941
..."em 23 de fevereiro de 1941. Fui a esse locar como prometera a Aberrêr", e com suspresa o Snr. Armósinho dono da quela capoeira, apertando-me a mão disse-me: Há muito que o esperava para lhe entregar esta capoeira para o senhor : mestrar. Eu ainda tentei me esquivar disculpando, porem, toumando a palavra o Snr. Antonio Maré: Disse-me; não há jeito, não Pastinha, é você mesmo quem vai mestrar isto a qui. Como os camaradas dero-me o seu apoio, aceito."

"Em 23 de fevereiro de 1941. No Jingibirra fim da Liberdade, la que naceu este Centro; porque? foi Vicente Ferreira Pastinha quem deu o nome de "Centro Esportivo de Capoeira Angola". Fundadores: Amosinho, este era o dono do grupo, os que lhe , Aberrêr, Antonio Maré, Daniel Noronha, Onça Preta, Livino Diogo, Olampio, Zeir, Vitor H.D., Alemão filho de Maré, Domingo de.Mlhães,Beraldo Izaque dos Santos; Pinião José Chibata, Ricardo B. dos Santos."

Morte de Amozinho - uma baixa
"Depois, quando ò correu o falicimento do Snr. Amôsinho: Dai em diante ficou o centro sem finalidade, porque foi abandonado por todos os mestres, hoje são disertores."

1944 "Em Fevereiro de 1944 fiz nova tentativa para organisar o Centro, fui procurado por muitas pessôas....o que consegui em 23 de Março com alunos, e amigos, camaradas no Centro Operario da Bahia, tambem foi abandonado por falta de entendimento.”

1949 “Depois de dois anos e meses. 1949. Fui procura pelo Snr. Ricardo, ex-instrutor da luta da Guarda Civil, para que eu fosse reorganisar o Centro de capoeira que estava sem finalidade."

CECA entra no rumo de Pastinha
"Eu sempre pronto quando me procuravam, estava em minha casa, um Domingo, quando dois camaradas me convidou para ir ver um terreno da Fabrica de Sabonete Sicool no Bigode, e la levantei a capoeira, e o Centro entrou no rumo, que Pastinha pensava levar a capoèira, ao seu presioso valor; com o ausilio dos moradores, e todos estiveram ao meu lado animando-me para este disideratum. A primeiras camisas foram feitas no Bigode, em cores preta, e marelo. tendo como primeiro Presidente o Snr. Athaydio Caldeira, o segundo, o Snr. Aurelydio Caldeira."

Texto de Andressa Marques Siqueira (Profa.Dedê)


Histórico da Academia de João Pequeno de Pastinha - CECA (AJPP/CECA)

A Academia de João Pequeno de Pastinha foi inaugurada em 2 de maio de 1982, com a finalidade de retomar a linha de transmissão da Capoeira Angola, da maneira como ela foi preservada pela academia do Mestre Pastinha. Esta linha de transmissão foi interrompida quando a academia do Mestre Pastinha foi desativada, após a retirada do mestre do seu antigo espaço no largo do pelourinho, atualmente restaurante do SENAC e agravado com sua morte em 1981.

A vinculação da academia do Mestre João com a do Mestre Pastinha não se limitou exclusivamente às formas de ensino e de jogo, mas também, ao espírito associativista, na medida em que o Mestre João Pequeno reativou o Centro Esportivo de Capoeira Angola, entidade criada pelo Mestre Pastinha, com a finalidade de agregar os angoleiros para utilizarem instrumentos comuns de preservação e de expansão da Capoeira Angola, assim como meios de amparo social aos capoeiristas.

Ë necessário frisar que, no momento em que o Mestre João Pequeno reabilitava o referido Centro, velhos mestres da capoeira estavam passando por dificuldades socioeconômicas; alguns deles morreram como indigentes, inclusive Pastinha.

A inauguração da Academia do Mestre João Pequeno não se configurou como fruto de uma idéia particular e isolada dos seus fundadores. Para o seu surgimento houve demandas históricas. Surgiu como recomendação da própria comunidade da capoeira baiana, dos movimentos negros, de instituições governamentais de cultura como o Departamento de Assuntos Culturais da Prefeitura de Salvador, a Fundação Cultural do Estado da Bahia, a Bahiatursa, o IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural e o Pró-Memória, que juntos participaram do 10 Seminário Regional de Capoeira, realizado em Salvador, no ano de 1980. No elenco das recomendações desse seminário havia indicações para que as instituições públicas facilitassem o surgimento de novos espaços para a prática da capoeira, com a participação dos velhos mestres, que passariam a ter oportunidades para abrir suas academias.

Portanto, nos anos 80, já estava em andamento na cidade do Salvador um processo cultural de grande vitalidade, tendo como principal mola propulsora a cultura popular de procedência afro-baiana, que nos dias de hoje tem sido capaz de transformar Salvador num centro cultural de referência internacional. Neste cenário, a capoeira assim como o candomblé, a música e a dança afro se constituíram em atividades de “ponta”, e nele (cenário) a Academia de João Pequeno tem um papel de grande importância em diversos aspectos. (Texto: Fred Abreu e Vitor Castro)12/2007.

Auto Biografia de João Pereira dos Santos – Mestre João Pequeno de Pastinha.

Texto extraido do site http://www.joao-pequeno.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário