Núcleo São Paulo

O núcleo da Academia de João Pequeno de Pastinha teve seu início quando, após alguns anos fora de São Paulo treinando com o M.Pé de Chumbo, em 2005 eu tive que retornar a cidade e não havia ninguem da linhagem do M.João Pequeno com trabalho em São Paulo.
Muito circulei na cidade, passei um período frequetando rodas e academias de Capoeira Angola, mas senti a necessidade de continuar minha prática na linhagem do M.João Pequeno e M.Pé de Chumbo e, por isso, passei a treinar sozinha, em casa, sem espaço apropriado.

Sabendo do meu retorno a S.Paulo, diversas pessoas vieram me procurar para treinar junto, em busca da linhagem do M.João Pequeno e do estilo do M.Pé de Chumo e, quando percebi que a quantidade de interessados me impossibilitava de atender todos em casa, fui em busca de um espaço na cidade.

E assim, em 2006, nasce o núcleo da Academia de João Pequeno de Pastinha - CECA - São Paulo, sob direção do M.João Pequeno e coordenação do M.Pé de Chumbo.

Esse núcleo tem como objetivo preservar a capoeira angola da linhagem de M.Pastinha, seguindo ensinamentos do M.João Pequeno de Pastinha e seu discípulo M.Pé de Chumbo, através da prática, teoria e vivência da Capoeira Angola.

Muito além de uma academia de Capoeira Angola, somos um núcleo de estudo e prática da capoeira e qualquer interessado em mergulhar nessa cultura, com respeito e seriedade.....é bem vindo!!!

Mestra Dedê

Local: Centro Cultural Butantã
Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1880/1882
Jardim Rizzo - São Paulo /SP
Dias e horários: segundas/quintas (19h30 as 21h30), quartas (19h00 as 21h00) e terças/sextas (09h00 as 10h30)






Projeto "Capoeira Mãe"

O Projeto "Capoeira Mãe" é desenvolvido no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) do bairro do Campo Limpo e conduzido por Diego Elias (Alunos Responsável Diegão), membro do CECA São Paulo. 

Tem como objetivo auxiliar os processos educacionais desenvolvidos na instituição, desenvolvendo as habilidades de resgate cultural da população negro-africana  dentro da constituição da  formação étnico-racial do povo brasileiro e mantendo os valores desenvolvidos pela população negra como resistência ao sistema social vigente.

No projeto são desenvolvidas atividades de debate sobre o histórico da capoeira e cultura afro-brasileira, além da prática da musicalidade da capoeira, com enfase na Capoeira Angola.

O publico participante é diverso, no entanto, mesmo não sendo a intenção inicial do projeto trabalhar com portadores de necessidades especiais, ao longo do desenvolvimento do mesmo, muitos alunos com algum tipo de deficiência aderiram e hoje o projeto conta com a participação de pessoas com deficiência visual e intelectual e, neste sentido, o projeto configura como um laboratório vivo e constante de novas experiências neste campo de ensino com as práticas tradicionais da Capoeira Angola.









Nenhum comentário:

Postar um comentário