Responsáveis



Mestra Dedê

Nascida no Brasil, na cidade de São Paulo, Andressa Marques Siqueira (Mestra Dedê) teve seu primeiro contato com a capoeira em 1995, no colégio onde cursava o ensino médio. Naquela época, já adotou a capoeira como parte do seu dia-a-dia e deste então, nunca interrompeu sua prática.

Em 1998 conheceu Mestre Pé de Chumbo quando foi cursar Biologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Através do Mestre Pé de Chumbo pôde conhecer a Capoeira Angola e a Academia de João Pequeno de Pastinha – CECA e neste momento optou por dedicar-se à Capoeira Angola.

No período de 1998 a 2004 treinou diretamente com o Mestre Pé de Chumbo na cidade de São Carlos e o acompanhou em diversas visitas e viagens, até que nos anos de 2004 e 2005 esteve junto com o Mestre Pé de Chumbo na Suécia, treinando e ministrando aulas nas cidades de Gotemburgo e Malmö.

Em 2005 formou-se Trenel durante o Encontro Internacional de Capoeira Angola realizado em Salvador - Bahia, organizado pelo Mestre Pé de Chumbo. Sua formatura foi na sede da Academia de João Pequeno de Pastinha, no Forte Santo Antônio (Forte da Capoeira) e contou com a presença, julgamento e aprovação dos grandes nomes da Capoeira como: Mestre João Pequeno de Pastinha, Mestre Boca Rica, Mestre Bigodinho, Mestre Brandão, Mestre Virgílio, Mestre Ciro, Mestre Zé do Lenço, Mestre Eletricista, Mestre Deraldo, Mestre Fernando, Mestre Raimundo Dias, Mestre Faísca, entre outros.

No ano de 2009 formou-se Professora durante o Encontro Internacional de Capoeira Angola realizado na cidade de Indaiatuba – São Paulo, organizado pelo Mestre Pé de Chumbo. Nesse encontro teve com avaliadores da sua formatura: Mestre Bigo, Mestre Ciro, Mestre Augusto, Mestre Zé do Lenço e Mestre Jaime.

Em 2013 formou-se Professora Mestranda (segundo nível de professor) no Encontro Internacional de Capoeira Angola realizado na cidade de Bauru - São Paulo, organizado pelo Mestre Pé de Chumbo que contou a a presença de grande mestres como Mestre João Grande, Mestre Felipe de Santo Amaro, Mestre Fernando de Saubara, Mestre Roberval, Metre Augusto e Mestre Jurubeba, e durante sua formatura foi avaliada por todos esses mestres.

Em 2019, formou-se Mestra de Capoeira Angola no Encontro Internacional de Capoeira Angola realizado na cidade de Salvador (BA). Sua formatura ocorreu na sede da ABCA (Associação Brasileira de Capoeira Angola) na presença dos mestres formados pelo Mestre João Pequeno: Mestre Ciro e Mestre Faísca, além de outros mestres angoleiros tradicionais como Mestre Pelé, Mestre Zé do Lenço, Mestre Bel, Mestra Lene, e outros....

Hoje, e desde 2006, a Mestra Dedê ministra aulas de capoeira na cidade de São Paulo sob coordenação do Mestre Pé de Chumbo.

Contato com Mestra Dedê: dedeangoleira@gmail.com



Trenel Diego

O Diegão (Diego Elias), natural dos fundões da Zona  Sul de São Paulo (SP),  mistura de Campo Limpo, Capão redondo, locais de piores indicares sociais da cidade,  ficou frente a frente com o seu primeiro “remelexo” na capoeira no dia 26/11/2004, plena sexta-feira, no “baita” calor da cidade de Presidente Prudente (SP) quando a sua frente uma roda se formava para proclamação dos direitos da comunidade negra, discussões e euforias no campus da UNESP.

No dia 09/02/2005, chega a Salvador, terra abençoada por Deus,  vai direto procurar um dos maiores Centros de Capoeira do Brasil e do mundo, o  Centro Esportivo de Capoeira Angola “Academia  João Pequeno de Pastinha” no Forte Santo Antônio. Ao anoitecer depara-se com o guardião da Capoeira Angola, Mestre João Pequeno de Pastinha, em plena atividade no comando de sua roda, depois disso decide conhecer esta arte.

No ano de 2005, de volta a cidade Prudentina, começa a treinar com o Mestre Jurubeba, aluno do Mestre Pé-de-Chumbo.

Em 2008,  retorna para a cidade de São Paulo, passando a integrar ao núcleo São Paulo do CECA-AJPP, sob os comandos da Mestra Dedê.

Um comentário: